Nota de apresentação

[ 2010.12.28 ]

O Kit Pedagógico Género e Juventude, que agora vos apresentamos, é uma ideia quase tão antiga como a nossa organização; começou a tomar forma há cerca de 8 anos, numa altura em que a falta de instrumentos facilitadores do mainstreaming de género no associativismo juvenil era ainda mais pronunciada do que nos dias de hoje. Este cenário levou-nos a pensar que seria útil, para as pessoas e organizações interessadas nestas matérias, a existência de uma compilação de ferramentas pedagógicas que fornecesse uma base de trabalho para a integração da perspectiva de género no trabalho com jovens.

Começámos assim a desenvolver e a testar em situações concretas (encontros, seminários, workshops...) um conjunto de dinâmicas baseadas nos princípios da educação não-formal, sempre com o objectivo de, um dia, vir a incluir estas ferramentas num conjunto integrado, coerente e de fácil apropriação e disseminação. Finalmente, esse dia chegou.

O Kit que agora apresentamos é assim o produto final de um longo trabalho colectivo desenvolvido por um vasto número de pessoas que colaboraram com a REDE ao longo destes anos, desde as pessoas que integraram a 1ª Direcção da REDE até às equipas técnicas que asseguraram os nossos mais recentes projectos de intervenção social (nomeadamente o projecto De Mulher para Mulher), as quais deram os últimos contributos para este empreendimento colectivo.

O Kit Pedagógico Género e Juventude encontra-se estruturado em torno de sete temáticas: igualdade de género; sexualidades; violência; participação e cidadania; educação e emprego; comunicação, media, linguagem e imagem e direitos humanos. O Kit faculta, para cada uma delas, uma informação introdutória de natureza teórica, simples mas fundamental; um conjunto de dinâmicas referentes à temática abordada, cada uma delas caracterizada quanto a objectivos, dimensão desejável do grupo, duração, materiais/equipamentos necessários e modo de aplicação; e, por último, algumas propostas de tópicos de discussão relacionados com a temática e sugestões de aplicações ou derivações das dinâmicas apresentadas.

Pretendemos, com este instrumento, alcançar um conjunto de objectivos fundamentais:

Esperamos, em suma, que este instrumento seja útil a agentes de educação não-formal de associações juvenis, organizações que desenvolvem trabalho junto de jovens, grupos informais de jovens, entidades públicas com responsabilidades na área da juventude e a todas as pessoas com interesse em promover, junto da juventude, a aprendizagem de uma das mais relevantes dimensões da cidadania moderna: a igualdade de oportunidades entre os sexos.